Procurar no site


Contacto

Pata ante Pé

https://pataantepe.blogspot.com/

E-mail: pataantepe@gmail.com

Os animais também têm direitos!

15-10-2009 13:03

O tema: abandono, foi a principal razão que nos levou a desenvolver este trabalho. Como tal iremos abordar esta problemática identificando ainda os direitos dos animais de acordo com a declaração universal.

 

Sempre que chega o verão, o calor e as férias, aumenta também o número de casos de animais abandonados. Isto porque muitas e inconscientes pessoas preferem passar uma longa temporada fora de casa sem terem de se preocupar com o seu animal de estimação. Para elas é mais cómodo simplesmente deixá-lo longe ainda que este fique sem qualquer tipo de abrigo ou protecção.

 

Outras pessoas apenas cuidam dos seus animais enquanto estes são pequenos e fáceis de tratar, ou seja, quando chegam à idade adulta, ou por serem muito grandes ou simplesmente porque já não são “queridos” como costumavam ser, são lançados nas ruas perdendo o título de “o melhor amigo do homem”.

 

Observando as coisas por este prisma conseguimos apercebermo-nos da brutalidade e frieza que algumas pessoas têm na tomada de certas atitudes.

 

Assim analisando cada um destes casos e tantos outros que existem no mundo, foi possível criar a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Esta é composta por um conjunto de normas necessárias e obrigatórias a ter em conta não só quando nos deparamos com um animal mas principalmente quando cuidamos de um em nossa casa. Assim:

 

 1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.


2 - Todos os animais têm direito ao respeito e a protecção do homem.


3 - Nenhum animal deve ser maltratado.


4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.


5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca abandonado.


6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.


7 - Todo o acto que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.


8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são consideradas crimes contra os animais.


9 - Os direitos dos animais devem ser defendidos por lei.


10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

 

Estes são apenas um resumo simplificado dos direitos dos animais. Para mais informações clique aqui https://www.gamah.com.br/5843/17701.html e conheça cada um dos artigos que lutam pela defesa dos nossos amigos de quatro patas.